MONTAGEM E MANUTENÇAO

Tudo o Que Você Precisa Saber Sobre...

Introdução

TUDO SOBRE PARAFUZOS NO SEU PC...

Quando você compra um gabinete ele vem com uma série de parafusos e outras peças menores. Mesmo técnicos experimentes têm dificuldade em dizer exatamente qual é o uso de cada um desses parafusos. Neste tutorial falaremos sobre todos os parafusos usados durante a montagem de um micro e onde você deve usá-los, portanto lendo este tutorial você aumentará suas habilidades em montagem de micros.


clique para ampliar
Figura 1: Diferentes tipos de parafusos usados no micro. Que bagunça!

Os parafusos variam em três aspectos: tipo de rosca, formato da cabeça e o comprimento. O comprimento e especialmente o formato da cabeça podem variar muito, mas existem apenas três tipos de rosca usados no micro. Por isso nós achamos que a melhor maneira de classificar os parafusos encontrados no micro é através do tipo de rosca usado por eles. Na Figura 2 você pode ver esses três tipos de rosca.


clique para ampliar
Figura 2: Tipos de rosca usados pelos parafusos que acompanham o gabinete.

O primeiro tipo de rosca, mostrado à esquerda na Figura 2, é do tipo auto atarraxante usado para prender ventoinhas ao gabinete (e também partes plásticas relacionadas à ventilação, tais como dutos). Este é o único uso deste tipo de parafuso no micro, que é de identificação muito fácil, como você pode ver. Este parafuso normalmente mede 10 mm de comprimento e tem a cabeça achatada, como mostrado na Figura 3. Você deve usar uma chave de fendas Phillips nº 2 para aparafusá-lo.


clique para ampliar
Figura 3: Parafusos usados para prender ventoinhas e dutos ao gabinete.

O segundo tipo de rosca encontrado nos parafusos usados nos micros utiliza o padrão UNC (United National Coarse) 6-32, o que significa uma rosca usando um fio nº 6 (0,1389” de diâmetro) com 32 fios por polegada (distância de 0,0313” entre os fios). Você deve usar uma chave de fendas Phillips nº 2 para aparafusar este tipo de parafuso. Para facilitar, chamaremos esta rosca de “grossa” a partir de agora, já que o terceiro tipo de rosca é mais fino.

O terceiro tipo de rosca encontrado nos parafusos usados nos micros utiliza o padrão M3x0.5, que é um padrão desenvolvido pela ISO usando o sistema métrico (como você deve ter reparado, a rosca “grossa” usa unidades inglesas). Isto significa o uso de um fio de 3 mm de diâmetro com 0,5 mm de distância entre os fios. Você deve usar uma chave de fendas Phillips nº 1 para aparafusar este tipo de parafuso. Para simplificar, chamaremos este tipo de rosca de “rosca fina” a partir de agora, já que ela é mais fina do que os outros dois tipos de rosca usados pelos parafusos do micro.

Parafusos que usam tanto rosca grossa quanto rosca fina podem ser encontrados com vários tipos diferentes de cabeça e comprimentos, e aqui é onde a maioria das pessoas se confunde. Por isso falaremos em mais profundidade sobre todos os parafusos usados em um micro.

Parafusos de Rosca Grossa

Tradicionalmente apenas dois tipos de parafusos de rosca grossa eram usados durante a montagem de um micro: um com cabeça hexagonal de ¼” e com 6 mm de comprimento, usado para aparafusar a tampa do gabinete e todas as outras partes metálicas ao gabinete, e um outro usando cabeça panela com 4 mm comprimento, usado para aparafusar os discos rígidos ao gabinete.


clique para ampliar
Figura 4: Parafusos de rosca grossa tradicionais.

Como ambos os parafusos usam a mesma rosca, um parafuso para gabinete cabe em um disco rígido e vice-versa. O problema é o comprimento. Se você tentar usar um parafuso maior do que 4 mm para aparafusar seu disco rígido ao gabinete você pode lascar ou até mesmo quebrar a placa de circuito impresso do disco rígido. Nós já vimos isso acontecer mais de uma vez. Por isso você deve usar sempre parafusos cabeça panela de 4 mm de comprimento para aparafusar o disco rígido ao gabinete.

Seria fácil lembrar se os fabricantes de gabinetes não colocassem vários outros tipos de parafusos de rosca grossa no saquinho que vem junto com o gabinete. Dê uma olhada na Figura 5 para ver o que estamos falando.


clique para ampliar
Figura 5: Vários fabricantes de gabinetes usam diferentes parafusos rosca grossa.


clique para ampliar
Figura 6: Os mesmos parafusos. Observe a cabeça deles.

Como você pode ver, o problema não é a diferença nos formatos da cabeça, a diferença principal é o comprimento. Além dos parafusos de comprimento de 4 mm e 6 mm, um terceiro tipo, de 5 mm de comprimento, pode ser encontrado. Os parafusos com comprimento de 6 mm devem ser usados apenas para aparafusar a tampa do gabinete e outras partes metálicas ao gabinete, enquanto que os parafusos de 4 mm de comprimento devem ser usados para aparafusar os discos rígidos ao gabinete. Os parafusos de 5 mm de comprimento devem ser usados também para aparafusar discos rígidos ao gabinete, mas apenas quando não houver parafusos de 4 mm de comprimento disponíveis.

Você deve usar uma chave de fendas Phillips nº 2 para aparafusar parafusos de rosca grossa.

Parafusos de Rosca Fina

Tradicionalmente apenas três tipos de parafusos de rosca fina eram usados durante a montagem de um micro: um com cabeça hexagonal de 7/32” e com 5 mm de comprimento – usados para aparafusar unidades ópticas, acabamentos metálicos e placas de expansão –, um outro com cabeça redonda e com o mesmo comprimento, 5 mm – usado para prender a placa-mãe ao gabinete –, e um terceiro tipo também com cabeça redonda, mas mais curto, com 4 mm de comprimento – usado para prender a unidade de disquete ao gabinete. Esses três tipos de parafusos tradicionais de rosca fina são mostrados na Figura 7.


clique para ampliar
Figura 7: Parafusos de rosca fina tradicionais.

Como todos eles usam o mesmo tipo de rosca, você pode encaixar um parafuso de 5 mm de comprimento onde um de 4 mm deveria ser usado, por isso preste atenção. Como mencionamos, parafusos de 4 mm de comprimento devem ser usados para prender unidades de disquete ao micro.

Usar parafusos de cabeça redonda com 5 mm de comprimento no lugar de um com cabeça hexagonal com 5 mm de comprimento não faz qualquer diferença. O problema é o comprimento, não o formato da cabeça.

Nós também dissemos que os acabamentos metálicos da parte traseira do gabinete e placas de expansão deveriam ser presos com parafusos de rosca fina com cabeça hexagonal. Bem, isto nem sempre é verdade pois dependerá do gabinete. Existem gabinetes que requerem parafusos de rosca grossa, outros requerem parafusos de rosca fina, e existem outros que não precisam de qualquer tipo de parafuso para prender os seus acabamentos metálicos e placas de expansão.

O mesmo é válido para os parafusos usados para prender a placa-mãe ao gabinete. Alguns gabinetes usam parafusos de rosca fina, outros usam parafusos de rosca grossa e outros não precisam de nenhum tipo de parafuso para prender a placa-mãe ao gabinete. Falaremos mais sobre isto na próxima página.

Você pode encontrar mais parafusos de rosca fina do que mostramos na Figura 7 (o primeiro da esquerda na Figura 8 e o primeiro da direita na Figura 9 são parafusos de rosca fina com cabeça hexagonal, para comparação). Normalmente parafusos como esses vêm com a unidade óptica.


clique para ampliar
Figura 8: Outros parafusos de rosca fina que você pode encontrar.


clique para ampliar
Figura 9: Os mesmos parafusos. Observe a cabeça deles.

Você deve usar uma chave de fendas Phillips nº 1 para aparafusar parafusos de rosca fina.

Peças de Instalação da Placa-Mãe

Junto com os gabinetes vêm várias peças para a instalação da placa-mãe ao gabinete, especialmente alguns suportes que precisam ser instalados entre o chassi metálico do gabinete e a placa-mãe. Esses suportes podem tanto ser de plástico (Figura 10) quanto metálico (Figura 11). É importante notar que alguns gabinetes já têm o equivalente dessas peças montadas no chassi metálico.


clique para ampliar
Figura 10: Suportes plásticos para prender a placa-mãe ao gabinete.


clique para ampliar
Figura 11: Suportes metálicos para prender a placa-mãe ao gabinete.

Se você prestar atenção especial na Figura 11 verá que os suportes metálicos podem ser usados com parafusos de rosca grossa ou fina. Se os suportes que vieram com o seu gabinete tiverem rosca grossa, você deve usar parafusos de rosca grossa (use os mais curtos, os mesmo usados para prender os discos rígidos). Se os suportes que vieram com o seu gabinete tiverem rosca fina, você precisará usar parafusos de rosca fina (nós preferimos usar parafusos de cabeça redonda, mas você pode usar qualquer parafuso de rosca fina aqui).

Na Figura 11 nós também mostramos um parafuso que não é usado no gabinete. O último da direita é usado pelas placas de expansão tais como placas de vídeo para prender seus conectores na chapa metálica da placa. Nós o incluímos aqui só para você saber a diferença ente ele e os suportes da placa-mãe.

O gabinete vem também com várias arruelas vermelhas que devem ser usadas para isolar os furos não metalizados da placa-mãe. Este assunto foge do escopo deste tutorial, por isso recomendamos a leitura de nosso tutorial Como Instalar uma Placa-Mãe para mais detalhes sobre o assunto.


clique para ampliar
Figura 12: Arruelas.

Para mais informações a respeito da utilização das peças apresentadas aqui não deixe de ler nosso tutorial Como Instalar uma Placa-Mãe.

 

Procurar no site

CONTATO: ruben-rosa@hotmail.combr